RMS enfrenta maior blackout do milênio.

0
Comércio deve contabilizar prejuízos imensos.

O CLICKARAÇOIABA foi em busca de informações sobre o que teria causado o blackout de maior duração deste milênio em Araçoiaba da Serra, em contato com a empresa CPFL Piratininga fomos informados que a forte chuva, acompanhada de rajadas de vento registrada no interior de São Paulo, atingiu o sistema de transmissão de energia de responsabilidade da empresa CTEEP que abastece a região de Sorocaba. Por volta das 16h50, aproximadamente 500 mil clientes da CPFL Piratininga estavam sem energia nas cidades de Araçoiaba da Serra, Capela do Alto, Sorocaba, São Roque, Ibiúna, Mairinque, Votorantim, Itú e Alumínio.

A origem do problema:

A Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista – CTEEP informou que, desde o dia 1º de junho, seu sistema de transmissão tem sido seriamente afetado pelos recentes efeitos climáticos com fortes ventos, chuvas e descargas atmosféricas, que ocasionaram queda de torres de transmissão em diferentes regiões do Estado de São Paulo. Tornados também tem ocorrido com muita frequência e drásticas consequências.

A região de Sorocaba é abastecida pela Subestação Oeste, que é alimentada por uma linha de transmissão de origem Bauru e outra linha de origem Embu-Guaçu, tendo 2 circuitos de transmissão cada linha.
No dia 1º de junho, chuvas acompanhadas de fortes ventos derrubaram 04 torres da Linha de Transmissão Bauru-Oeste. O suprimento da região foi transferido para a Linha de Transmissão Embu-Guaçu-Oeste e, desde o dia do ocorrido, equipes trabalham no local para reconstrução das torres, considerando a situação de emergência. Hoje, às 15:30h, a LT 440KV Embu-Guaçu-Oeste entrou em colapso e deixou de funcionar. Equipes de manutenção da CTEEP inspecionam a linha e analisam dados do sistema para identificar o problema.

O plano de manutenção emergencial conseguiu reestabelecer o fornecimento de energia na Região Metropolitana de Sorocaba hoje (07) por volta de h1:00 da manhã.

Foram aproximadamente 10 horas sem energia elétrica, causando o fechamento de cerca de 90% do comércio ainda no período da tarde. Açougues, sorveterias, restaurantes, e mercados de pequeno porte deverão contabilizar enormes prejuízos durante o dia de hoje.

Aqui na RMS não havia um blackout desta magnitude desde 1998.

Apesar da intensificação das rondas da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal, em Araçoiaba da Serra, fomos informados que houve uma tentativa de furto numa ótica no centro da cidade, o criminoso rompeu o cadeado da porta frontal mas a ação foi frustrada pela ronda preventiva da Guarda Civil Municipal que ao avistar a viatura os criminosos evadiram-se rapidamente do local, a guarnição fez uma busca nas imediações mas não foi possível localizar os criminosos uma vez que a escuridão intensa por não haver lua nem luz elétrica é um grande facilitador para fugas apé.
O proprietário foi informado do ocorrido, e compareceu ao local para avaliar os prejuízos.
Outras ocorrências junto as demais forças policiais do município ainda estão sendo apuradas, no decorrer do dia voltaremos com mais informações.

Matéria: Aurélio Fidêncio
CLICKARACOIABA.COM.BR – O PRIMEIRO É SEMPRE O MELHOR!

Campartilhe.

Sobre o Autor

Comentários desativados.

error: Vai trabalhar varejeira!