A Urbes -Trânsito e Transportes inicia nesta segunda-feira (11) a fiscalização e aplicação de multas de trânsito em Sorocaba por videomonitoramento. Segundo a empresa, que administra o sistema de transportes no município, a fiscalização ocorrerá diariamente, 24 horas por dia. A medida causou polêmica na Câmara de Sorocaba e vários vereadores se manifestaram contra a iniciativa. A expectativa é de que o presidente da empresa pública, Luiz Carlos Franchim, compareça à Casa de Leis nesta segunda-feira para falar sobre o assunto. O vereador José Francisco Martinez (PSDB) chegou a propor que um projeto de lei seja aprovado, proibindo a medida.
De acordo com a Urbes, Franchim dará “todo o esclarecimento necessário aos vereadores, inclusive para mostrar a importância desta medida, visando a segurança viária nas ruas e reduzindo o número de acidentes, principalmente o número de vítimas fatais.” Segundo a empresa pública, ao longo dos últimos anos, vem caindo o número de vítimas fatais no trânsito, graças a várias medidas tomadas pela Urbes.
A empresa argumenta ainda que a fiscalização por meio de câmeras está permitida desde 2015, por meio da resolução do Conselho Nacional de Trânsito, e que no Brasil somente a União pode editar leis sobre trânsito. Os 67 locais onde haverá videomonitoramento já estariam sinalizados com placas, alertando o condutor para que redobre a sua atenção ao trafegar por tais trechos.
Mesmo na madrugada
A Urbes reforçou que a fiscalização irá operar 24 horas por dia e autuará infrações de trânsito, inclusive o avanço de sinal vermelho — muitas vezes desrespeitado durante a madrugada. De acordo com a empresa pública, os condutores devem respeitar o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e não avançar o sinal vermelho, independente do horário, sendo considerada infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e sete pontos na CNH.
Segundo orienta a Urbes, “os condutores nunca devem parar no vermelho, mas passar sempre no verde”. Ou seja, a recomendação é de que os motoristas, ao trafegarem por uma via durante a madrugada e observarem que o semáforo está vermelho, devem reduzir a velocidade. Durante a madrugada, os semáforos têm um ciclo menor do que durante o dia. Desta forma, reduzindo a velocidade, o motorista não precisa parar, pois o semáforo ficará verde antes dele chegar ao cruzamento, e conseguirá cruzar a via com segurança.
Edição: Aurélio Fidêncio
Informações: JCS
Clickaraçoiaba, O primeiro Portal de Araçoiaba da Serra – SP – Desde 1999
WhatsApp: (15) 99732-1144
Curta nossa página no Facebook:
https://www.facebook.com/clickaracoiaba
Participe de nosso grupo de notícias no WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/4xJikNjir6wGNFNRS