Cta – Call to action

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O que é CTA?

O call-to-action (CTA) é qualquer chamada — visual ou textual — que leve o leitor ou visitante de uma página a realizar alguma ação.

Sendo assim, é uma ferramenta primordial para promover suas ofertas de Marketing Digital e gerar leads.

E saber escolher o tipo certo de CTA faz toda diferença.

Existem diversos tipos, como um link para um outro post relacionado ou a oferta de um material rico, direcionando o leitor para uma landing page.

Mas tenha sempre em mente que o call-to-action deve levar o visitante para o próximo passo no seu funil de vendas.

Mas como saber qual é o post certo para aquele ebook campeão que foi produzido?

Como saber qual é o próximo artigo que o leitor gostará de ler?

Pode ficar tranquilo que iremos lhe ajudar!

Como escolher o Call To Action certo?

Para saber como escolher um CTA adequado para cada conteúdo ou página, você deve seguir os seguintes passos:

1. Considere o estágio no Funil de Vendas

Primeiramente, você deve entender qual estágio do funil de vendas o conteúdo aborda e qual tipo de visitante ele está atraindo.

Por exemplo, não seria adequado mostrar a um visitante que acaba de encontrar o blog que você criou (e ainda não sabe nada sobre o seu negócio) um CTA para um teste gratuito de um produto, não é mesmo?

Esse tipo de call-to-action é muito mais relevante para alguém que conhece mais do seu negócio, produtos/serviços e já está em processo de decisão de compra.

Ou seja, uma pessoa que está no meio ou fundo do seu funil de vendas.

Para esse visitante inicial, seria interessante um ebook educacional ou um webinar, que o educaria e levaria naturalmente aos próximos estágios.

Dessa forma, aumentamos as chances desse visitante se tornar uma lead.

No blog Marketing de Conteúdo,  70% do nosso tráfego mensal é composto de novos visitantes.

Por isso utilizamos call-to-action para topo de funil, como ebooks educacionais.

Mas e os outros 30%?

Por ser um blog com várias pessoas inscritas, há uma grande probabilidade desses visitantes conhecerem mais sobre o assunto.

Sendo assim, eles já estão preparados para informações de meio e/ou topo de funil, como um webinar de produtos ou algum teste gratuito.

Tenha sempre em mente quem são seus visitantes e onde eles estão no funil de vendas.

2. Saiba quem é a persona do post

O próximo passo é considerar quem é sua audiência, ou melhor, a persona para quem o post é direcionado.

Por exemplo: uma das personas de um blog é o profissional de marketing que deseja fazer o Marketing de Conteúdo para ONG’s.

Sabendo disso, eles lançaram o post “5 formas de aumentar sua arrecadação para ONG’s” e dentro dele um CTA para o download de um ebook focado na persona.

Se você tem uma oferta exclusiva para um segmento específico da sua audiência, use seu conhecimento sobre aquela persona, como seus interesses, necessidades e problemas que precisam de solução — assim você é capaz de criar um call-to-action mais relevante.

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