O que é Black Friday? Como participar?
A Black Friday é uma ação promocional de lojistas que promove descontos para atrair consumidores. Surgiu nos Estados Unidos.
A Black Friday é um dia em que os lojistas realizam uma série de promoções para atrair compradores. Essa ação promocional dos lojistas se consolidou nos Estados Unidos, acontece na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças e é considerada o momento que inicia as vendas de Natal. Não se sabe qual é a origem certa do termo.
O que é a Black Friday?
Como muitos já sabem, a Black Friday é o nome que se dá para uma ação de vendas que é realizada tradicionalmente na quarta sexta-feira do mês de novembro. Nesse dia, convencionou-se a realização de ações que buscam incentivar os consumidores a comprar e isso se dá a partir de descontos em diferentes mercadorias.
Essa estratégia de vendas surgiu nos Estados Unidos e se consolidou no final do século XX. Tem relação com o feriado do Dia de Ação de Graças (Thanksgiving Day), sendo realizada no dia seguinte a esse feriado, mas também está ligada ao Natal, uma vez que se considera que a Black Friday inaugura a temporada de compras natalinas.
Até antes das décadas de 1980 e 1990, a sexta-feira marcada por liquidações não era conhecida pelo nome de “Black Friday”, pois essa expressão só se popularizou a partir dessas duas décadas nos Estados Unidos. Atualmente, ela é o dia de maior compra por parte dos consumidores estadunidenses.
A data se popularizou pelo país norte-americano e virou sinônimo de produtos a preços absurdamente acessíveis. O sucesso da ação para os lojistas chamou a atenção em outros locais do mundo e se espalhou para os países vizinhos, Canadá e México.
Aqui no Brasil, a Black Friday, enquanto estratégia de vendas, foi utilizada pela primeira vez no ano de 2010. A ação chamou a atenção de outros lojistas e, a partir de 2012, grandes lojas começaram a participar.
A chegada da black friday aqui foi recheada de críticas, uma vez que muitas lojas ofereciam falsos descontos. De toda forma, a data se consolidou como um momento de compras para os consumidores brasileiros e, em 2019, por exemplo, os lojistas brasileiros registraram um faturamento de R$ 3,2 bilhões de reais.
Qual a origem do termo “black friday”?
Não se sabe ao certo onde surgiu o termo black friday e porque ele foi utilizado para se referir ao dia de promoções que acontece após o Dia de Ação de Graças. No entanto, existem algumas teorias que tratam da origem do termo e de sua possível associação com a liquidação de produtos na sexta-feira depois do Dia de Ação de Graças.
A primeira teoria remonta a um acontecimento do século XIX. No ano de 1869, dois investidores norte-americanos resolveram criar um esquema ilegal para controlar o mercado de ouro nos Estados Unidos. O objetivo era fazer o preço do ouro na Bolsa de Valores disparar para que eles pudessem enriquecer.
O plano acabou não dando certo porque o presidente Ulysses S. Grant interveio na situação e ordenou que o governo norte-americano vendesse o ouro estocado nos cofres públicos. O resultado dessa ação foi que o preço do ouro caiu drasticamente no dia 24 de setembro de 1869 e esse dia ficou conhecido como black friday ou “sexta-feira negra”.
Centenas de investidores perderam tudo que tinham com a queda das ações do ouro na bolsa norte-americana. Os investidores Jay Gould e Jim Fisk, os idealizadores do esquema, conseguiram antecipar a ação do governo e venderam suas ações antes que o preço do ouro caísse. Nenhuma investigação foi realizada posteriormente para investigar o caso.
Outra hipótese a respeito da origem do termo fala de uma revista norte-americana chamada Factory Management and Maintenance, que, na década de 1950, relatou que um grande número de pessoas ficavam “doentes” na sexta-feira após o Dia de Ação de Graças. A revista fez uma comparação que associava as pessoas com o “mal da sexta-feira após o Dia de Ação de Graças” com a peste bubônica. Essa comparação em inglês era parte de um jogo de palavras e, assim, a black death (surto de peste bubônica do século XIV) se tornava a black friday.
Por fim, a terceira teoria trata a respeito da frustração dos policiais da Filadélfia que trabalhavam na sexta após o feriado do Dia de Ação de Graças. Nesse cenário, os policiais ficavam insatisfeitos com a quantidade de pessoas nas ruas durante a sexta após o feriado e começaram a chamar o dia de black friday.
Apesar das três teorias sobre as possíveis origens do termo, como vimos, não existe comprovação para falar qual desses eventos teve de fato relação com o dia das liquidações.
Como participar da BLACK FRIDAY:
Elabore uma promoção com um produto ou serviço com valores bem abaixo da média sem diminuir seu padrão.
Elabore uma arte descrevendo os detalhes de sua promoção, de preferência mostrando de forma clara e objetiva quanto custa normalmente e quanto vai custar na data do evento, porém é muito importante divulgar essas informações somente na data do evento, para divulgar que você irá participar faça outra arte informando seus clientes que seu negócio é participante e que haverá grandes vantagens para quem te procurar no dia do evento.
A melhor maneira de divulgar sua participação é através de suas redes sociais e com anúncios pagos na internet, carro de som, jornais, rádios e panfletos devem ser considerados como apoio, pois nenhum destes meios chega perto do resultado que você pode ter na internet com anúncios pagos
Se precisar de ajuda para criar as artes e divulgar sua participação entre em contato com a agência Fidêncio Marketing, o custo é muito baixo e a agência atende em todo o Brasil.
matéria: Aurélio Fidêncio
Clickaraçoiaba, Desde 1999 informando e promovendo Araçoiaba da Serra.