Moto Barulhenta não tem vez em Sorocaba
Na manhã desta terça-feira (21), a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), a Urbes – Trânsito e Transportes, a Guarda Civil Municipal (GCM) e a Polícia Militar (PM) promoveram blitze de controle de ruído emitido por escapamentos de motocicletas na Zona Oeste da cidade.
As ações fiscalizatórias ocorreram na Avenida Elias Maluf com a Rua Professora Helenice Carrogi, no Wanel Ville, e na Alameda Heliotrópicos, no Jardim Simus. Foram aplicadas, no total, 15 autuações.
O objetivo da iniciativa municipal é coibir a poluição sonora na cidade causada pelos escapamentos de motocicletas, o que gera incômodo e potenciais danos à saúde da população, como estresse, cansaço, dor de cabeça, dentre outros.
Profissionais da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal realizaram as medições de ruído em dez motocicletas, com o uso do equipamento sonômetro, sendo que três delas foram autuadas por infrações ambientais, no valor de R$ 2.784,62 (Lei Municipal nº 11.367/2016), cada. Durante as blitze, agentes de trânsito da Urbes autuaram 12 motociclistas por diferentes irregularidades, com base no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Já, a PM não encontrou irregularidades em nenhuma das 25 motocicletas avaliadas.
A Prefeitura de Sorocaba disponibiliza, de forma permanente, uma pesquisa on-line para identificar quais são as principais vias da cidade com maior incidência desse tipo de poluição sonora. Os locais são passados às autoridades de segurança para o planejamento das próximas ações. Para participar da pesquisa, basta acessar o formulário no site da Sema: http://meioambiente.sorocaba.sp.gov.br/.
Edição: Aurélio Fidêncio
Matéria: Mariana Campos
Fonte: Agência Sorocaba
CLICKARAÇOIABA, DESDE 1999 – O MAIOR E MAIS ANTIGO PORTAL DE NOTÍCIAS DE ARAÇOIABA DA SERRA