Profissão: Analista de pesquisa de mercado CBO 1423-35
Atividades inerentes à ocupação:
Grade A (elaborar plano estratégico das áreas de negócios e /ourelacionamentos): analisar contexto; analisar fatores econômico-financeiros; analisar tendências do mercado; detectar expectativas e necessidades; elaborar recomendações de ações e soluções; identificar necessidade de recursos; pesquisar comportamentos, opiniões e hábitos; pesquisar mercado; planejar racionalização do uso de recursos; revisar planos;
Grade B (implementar atividades de negócios e relacionamentos): analisar demanda do cliente; assistir clientes nas atividades de comercialização e marketing; contratar serviços de terceiros; negociar com partes interessadas; recomendar doações e/ou patrocínios; relacionar-se com a mídia, órgãos governamentais, entidades de classe e associações, entre outros; subsidiar desenvolvimento de novos produtos; subsidiar desenvolvimento e/ou melhorias de processos;
Grade C (implantar ações de relações públicas e ouvidoria): monitorar mídias; participar da elaboração de projetos educacionais; sugerir melhorias dos serviços de atendimento a clientes;
Grade D (coordenar atividades de negócios e relacionamentos): acompanhar atuação da concorrência; acompanhar questões públicas (leis, decretos, opinião pública); monitorar a execução de serviços de terceiros; monitorar metas e indicadores de desempenho; monitorar participação da empresa e de produtos no mercado;
Grade E (assessorar diretoria e setores da organização): avaliar alternativas de soluções; dar suporte na elaboração do plano estratégico da organização; elaborar relatórios;
Grade Z (demonstrar competências pessoais): agir com empatia; demonstrar capacidade de abstração; demonstrar capacidade de negociação; demonstrar capacidade de organização; demonstrar capacidade de raciocínio analítico; demonstrar capacidade de relacionamento interpessoal; demonstrar capacidade de síntese; demonstrar criatividade; demonstrar flexibilidade; demonstrar habilidades comunicativas; demonstrar visão sistêmica; liderar pessoas; pensar estrategicamente; saber ouvir; tomar decisões; trabalhar em equipe;
Edição: Aurélio Fidêncio
CLICKARAÇOIABA, ARAÇOIABA DA SERRA EM TEMPO REAL