Grupo vai se inteirar da situação atual dos diversos setores da administração paulista e preparar as ações do novo governo
Três deputados da região de Sorocaba fazem parte da equipe de transição do governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicanos). O anúncio foi feito nesta terça-feira (22) pelo coordenador do governo de transição em São Paulo, Guilherme Afif Domingos. Ao todo, 106 nomes foram confirmados para preparar o terreno da nova gestão paulista, divididos em oito grupos.
Guilherme Muraro Derrite, deputado federal reeleito Capitão Derrite (PL), de Sorocaba, vai fazer parte da equipe que definirá as ações nas áreas da Segurança Pública e Administração Penitenciária. O parlamentar é um dos integrantes do grupo mais inteirados sobre os dois temas, já que foi ele quem elaborou o capítulo do plano de governo de Tarcísio que trata sobre as mesmas questões.
Na semana passada, inclusive, a imprensa nacional cogitou a possibilidade de Derrite assumir a Secretaria da Segurança Pública no futuro governo. A assessoria do deputado, entretanto, disse que a informação era, por ora, um “rumor”.
A deputada federal eleita Simone Marquetto (MDB), ex-prefeita de Itapetininga, foi nomeada para o grupo de Desenvolvimento Social, Mulheres e Direitos da Pessoa com Deficiência. Para essa mesma área também foi escolhida a deputada estadual Rita Passos (Republicanos), de Itu.
Trabalho responsável
Ao Cruzeiro do Sul, Simone disse que espera realizar um trabalho responsável. “Tudo aquilo que for bom, como a Casa da Mulher e as políticas públicas que garantem os direitos da pessoa com deficiência, deve ser mantido e ampliado para se somar às novas ações do governo. Este momento é um momento de transição, quando vamos contribuir para que o Estado de São Paulo siga sendo a locomotiva deste País”, destaca a ex-prefeita de Itapetininga.
Os parlamentares não precisam se ausentar de suas funções na Câmara Federal ou na Assembleia Legislativa de São paulo (Alesp) durante o trabalho de transição. A reportagem questionou Derrite sobre suas expectativas para o trabalho no governo, mas o deputado respondeu que não vai se manifestar sobre o assunto. Já o contato com Rita Passos não foi possível até o fechamento desta reportagem.
Secretários em potencial
Segundo o coordenador do governo de transição, Guilherme Afif Domingos, a lista da equipe contém integrantes com potencial para assumir o secretariado a partir de janeiro, mas os novos representantes das pastas ainda não estão definidos e alguns devem começar a ser anunciados ainda esta semana.
Fazem parte do grupo de Coordenação Geral, o ex-diretor da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Arthur de Lima; a assessora de imprensa Lais Vita; a engenheira Priscilla Perdicaris e o economista Nelson Costa.
Entre os integrantes, Tarcísio também escolheu bolsonaristas como o deputado estadual Frederico d’Avila (PSL); a deputada estadual Valeria Bolsonaro (PL); a deputada federal Rosana Valle (PL); o presidente da Ceagesp, Coronel Mello de Araújo; o empresário Filipe Sabará e a vereadora Sonaira Fernandes (Republicanos).
Afif informou que o número de secretarias deve se manter similar ao da estrutura atual — que contempla 28 pastas, sendo quatro especiais e a Procuradoria Geral do Estado. No entanto, Tarcísio planeja readequar algumas secretarias, seja desmembrando ou unificando cargos.
“O que vai ter é remanejamento de áreas ou até mudanças de nomes. Quem define a estrutura é a missão. Por missões desse governo você tem de ter uma estrutura para fazer cumprir aquela missão. Você tem de remanejar e até ter secretarias, como a Secretaria da Mulher, conforme o prometido, mas será outra, transformada”, conclui Afif.
Matéria: Wilma Antunes
Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul
Portal Clickaraçoiaba, Desde 1999