Nova Era Política na Argentina – Milei Recebe Vitória e Massa Prioriza Transição Pacífica
Em uma reviravolta nas eleições de 2023 na Argentina, Javier Milei emergiu como o próximo presidente do país após o reconhecimento da derrota por parte do candidato opositor Sergio Massa.
Com 88% das urnas apuradas Javier Milei obteve 56% dos votos e Sergio Massa obteve 44% dos votos, tornando a “virada” impossível.
Massa admitiu a derrota e expressou sua prontidão em cooperar na transição de governo. “Já falei com Milei, que é o presidente que a maioria escolheu”, afirmou Massa. O candidato derrotado reconheceu que os resultados “não são os que esperávamos”, mas destacou a importância de transmitir uma mensagem de convivência, diálogo e paz em meio a um cenário marcado por violência e desqualificação.
“O mais importante que devemos deixar aos argentinos é a mensagem da convivência, do diálogo e da paz diante de tanta violência e desqualificação, é o melhor caminho que podemos percorrer”, acrescentou Massa. Ele ressaltou as diferenças de abordagem, mencionando que optaram pelo “sistema de segurança em mãos do Estado” e defenderam a “defesa da educação e da saúde pública como valores centrais, de nossas pequenas e médias empresas, que é a melhor forma de construir prosperidade, mobilização social ascendente e progresso para nossa nação”, destacando as divergências com a visão libertária de Milei.
“Os argentinos escolheram outro caminho. A partir de amanhã, a tarefa de oferecer certezas e transmitir garantias sobre o funcionamento social, político e econômico é responsabilidade do presidente eleito. Esperamos que ele o faça”, continuou Massa. Ele também solicitou a Alberto Fernández a implementação de mecanismos de “transição” nos próximos dias. A vitória de Milei marca uma nova fase na política argentina, e a atenção agora se volta para os desafios e planos do presidente eleito para os próximos quatro anos.
Edição: Aurélio Fidêncio
Matéria: Alejandro Alfie
Fonte: Clarin
CLICKARAÇOIABA: A voz confiável da cidade desde 1999.