Hora de pagar a conta: PF realiza operação contra influenciadores e empresários por bloqueios em rodovia após vitória de Lula em 2022

0
Operação “Defesa” visa desmantelar grupo que incitou crimes contra os poderes constitucionais e tentou impedir a posse do presidente eleito.

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (21) uma operação contra empresários e influenciadores digitais em Santarém (PA). A ação, denominada “Defesa”, cumpre quatro mandados de busca e apreensão relacionados ao bloqueio da rodovia BR-163 e à incitação a crimes após a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na eleição presidencial de 2022.

Segundo a PF, a operação tem como alvo uma associação criminosa que, utilizando redes sociais e aplicativos de mensagens, incentivava práticas ilícitas contra os poderes constitucionais do Brasil. As investigações tiveram início após o bloqueio da BR-163, em frente ao 8º Batalhão de Engenharia de Construção (8º BEC) do Exército, por manifestantes insatisfeitos com o resultado das eleições, que resultaram na derrota de Jair Bolsonaro (PL).

A investigação aponta que, entre os manifestantes, havia um grupo organizado com clara divisão de tarefas, voltado para o financiamento, execução e promoção de ações que questionavam a legitimidade do processo eleitoral. O inquérito também revela que o grupo incentivava crimes para impedir a posse do presidente eleito, além de estimular as Forças Armadas a agirem contra o Estado Democrático de Direito.

A Polícia Federal continuará as investigações, analisando o material apreendido durante a operação.

Edição: Aurélio Fidêncio
Matéria: Elijonas Maia
Fonte: CNN
Foto: Rafaela Felicciano
CLICKARAÇOIABA: A voz confiável da cidade desde 1999.

OFERECIMENTO:

Como subir meu score rápido?

Campartilhe.

Sobre o Autor

Deixe Um Comentário