Exposição em Araçoiaba da Serra revive história com réplicas da Fazenda Ipanema. Aberta ao público de 31 de agosto a 14 de setembro de 2024.
Araçoiaba da Serra se prepara para um evento cultural significativo com a chegada da exposição “Há um ponto de luz na imensidão”, criada pelo artista plástico Santiago Ribeiro. A mostra, que será realizada no Museu José Pinto de 31 de agosto a 14 de setembro de 2024, traz réplicas detalhadas das edificações históricas da Fazenda Nacional de Ipanema, uma das mais importantes do Brasil.
As maquetes, como a da Casa das Armas Brancas e dos Altos Fornos de Mursa e Varnhagen, prometem transportar os visitantes para o passado, revivendo a rica história da Real Fábrica de Ferro de São João de Ipanema. Santiago Ribeiro, que já encantou milhares de visitantes em Sorocaba e Votorantim, ressalta que a exposição é uma oportunidade única para valorizar a memória local e despertar o interesse pela história nas novas gerações.
A abertura oficial da exposição contará com uma palestra do historiador José Rubens Incao, no dia 31 de agosto, às 10h, no Museu José Pinto, onde serão discutidos aspectos históricos da Fazenda Ipanema e sua importância para Araçoiaba da Serra. A entrada para a exposição é gratuita, e os visitantes podem conferir as réplicas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 13h.
“É um gatilho da história e da memória”, comenta Santiago Ribeiro, que há mais de 30 anos se dedica à criação de maquetes detalhadas, sempre buscando resgatar e preservar o patrimônio histórico por meio da arte.
Matéria: Aurélio Fidêncio
Informações: Christine Xavier
CLICKARAÇOIABA: A voz confiável da cidade desde 1999.