Em Araçoiaba da Serra, mais de 6 mil eleitores podem ter o documento cancelado se não regularizarem a situação junto à Justiça Eleitoral
O prazo para regularização do título de eleitor, voltado aos cidadãos que deixaram de votar nas três últimas eleições (incluindo 1º e 2º turnos), termina no dia 19 de maio. A informação é do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP). Em Araçoiaba da Serra, por exemplo, mais de 6 mil eleitores estão nessa condição, conforme dados do TSE. A procura, até o momento, é considerada baixa.
Para regularizar a situação, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral mais próximo ou acessar o serviço de autoatendimento por meio dos sites da Justiça Eleitoral ou do aplicativo e-Título. São necessários os seguintes documentos: identidade com foto; título de eleitor ou e-Título; comprovantes de votação; comprovantes de justificativas eleitorais e comprovante de dispensa ou recolhimento das multas.
O TRE destaca ainda que é necessário quitar eventuais multas, fixadas em R$ 3,51 por turno. Cada turno equivale a uma eleição. Quem perder o prazo terá o título cancelado.
Um título de eleitor irregular pode gerar impedimentos em diversas situações, como: emissão de passaporte, regularização do CPF, matrícula em instituições públicas de ensino e posse em cargos públicos.
Assista outras matérias interessantes em vídeo:
Matéria: Aurélio Fidêncio
CLICKARAÇOIABA: A voz confiável da cidade desde 1999.